Endocrinologia Infantil

A Endocrinologia Infantil é uma área de atuação que requer a interação de conhecimento pediátrico e de endocrinologia para diagnóstico e tratamento de disfunções hormonais, que se instalem desde o período neonatal até o final da adolescência. Tais alterações hormonais geram repercussões sobre o crescimento, o desenvolvimento e o metabolismo de um organismo em fase de maturação, devendo, por isso, serem considerados os aspectos peculiares de cada fase do desenvolvimento.

Crescimento Normal

O crescimento de crianças e adolescentes deve ser vigiado, desde o nascimento até a obtenção da estatura final, utilizando-se, para isso, gráficos de crescimento populacionais, que estejam adequadamente ajustados para a população a que o indivíduo pertença.

Os sinais de alerta para um crescimento inadequado são: percentis ou canais de crescimento abaixo do padrão populacional ou inferior ao esperado para o padrão genético da família, desaceleração do crescimento com relação à velocidade esperada para a idade, sexo e grau de desenvolvimento, previsão de estatura final abaixo da estatura alvo familiar.

Uma criança deve ser avaliada pelo endocrinologista infantil quando um destes sinais está presente, ou quando apresenta outros tipos de alterações endócrinas, como sobrepeso e obesidade, sinais de puberdade precoce ou atrasada, diagnóstico de diabetes, alterações na tireóide ou história de fraturas recorrentes ou deformidades ósseas, entre outros.

Dra. Lygia Spassapan de Oliveira

Área do Paciente

Acesso exclusivo para pacientes. Por favor, faça seu login!